por Lusa
Porto, 05 dez (Lusa) – O projeto “Três Culturas Três” sobe ao palco do Salão Árabe, no Porto, sábado para apresentar a fusão de alaúdes árabes com guitarra flamenca, mandola judaica e outros instrumentos, indicou hoje a organização.
Em palco estarão músicos que têm feito o seu percurso em várias latitudes, mas que têm em comum as sonoridades de fusão de vários instrumentos.
A organização destaca a participação de Paco Diéz, condecorado em 2007 pela autoridade Nacional do ladino, convidado por Filipe VI, rei de Espanha para atuar no palácio Real e nomeado para o Prémio Princesa de Astúrias das Artes 2016.
Junta-se a ele Wafir Gibril, nascido no Sudão do Sul, estudou no Conservatório Superior de Jartum, um músico considerado “versátil e multi-instrumentista”, conforme se lê na apresentação do espetáculo.
Soma-se Raúl Olivar, descrito como “um dos guitarristas mais promissores de Espanha”, atualmente professor na Escola Profissional de Dança de Castela y León em Valladolid, considerado “um virtuoso executante de flamenco” e autor de vários discos.
E, por fim, Carlos Ramirez, músico multi-instrumentista e também especialista em repertório sefardita que executa a sua cultura adquirida pelo facto de ter residido em Creta, sendo descrito como “um intérprete de todos os cancioneiros mediterrânicos por excelência”.
“Os protagonistas do projeto são músicos de renome internacional, cristãos, judeus e muçulmanos, que apostam na música como linguagem verdadeiramente universal e – como se comprova neste projeto – capaz de unir os povos e as culturas”, concluiu a apresentação do espetáculo agendado para sábado.
Comments are closed