Mais de uma dezena de grupos escoceses, irlandeses, espanhóis e portugueses vão mostrar ao Porto e em Vila Nova de Gaia as virtudes da gaita-de-foles, no I Festival Interatlântico, de 23 a 27 de abril.

A iniciativa da Cooperativa do Povo Portuense contará com concertos, atuações de rua, workshops didáticos, debates e conferências, reunindo alguns dos especialistas mundiais no instrumento fortemente enraizado nas regiões de origem celta.

Músicos, pedagogos, didatas, conferencistas e formadores fazem parte do elenco de um festival que pretende ser, em poucos anos, uma imagem de marca da cidade e região, bem como um marco internacional no que toca à celebração da gaita-de-foles.

Os pontos altos da iniciativa, apoiada por ambas as autarquias, serão o concerto a 25 de abril (dia dos 120 anos da Cooperativa do Povo Portuense) no salão árabe do Palácio da Bolsa do Porto e, no dia seguinte, no auditório municipal de Vila Nova de Gaia.

Os espanhóis Paco Diéz e Pablo Carpintero e o britânico Kevin Tilbury são os principais solistas do evento.

A animação de rua e espaços públicos terá como protagonistas, entre outros, os Gaiteiros de Lisboa, Galiza e Famalicão, os pauliteiros do Orfeão da Universidade do Porto e Las Çarandas.